top of page

Vida acadêmica, cadastre no Lattes!

  • Valéria Soares
  • 16 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

O registro nacional de todo percusso acadêmico de estudantes e pesquisadores nas universidades é no Lattes


Nas universidades é constante a utilização do Currículo Lattes para aquisição de bolsas de incentivo a pesquisa, cadastrar informações profissionais e acadêmicas, dos alunos de graduação e pós- graduação, de professores e demais pesquisadores. É feito através da Plataforma Lattes no portal do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O akdêmico que tem interesse em ser pesquisador ou ingressar na pós não pode deixar de cadastrar o currículo.


O professor doutor em Filosofia da Universidade Federal do Piauí, José Elielton de Sousa, destaca que o Lattes integra uma única plataforma de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições de todas as áreas do conhecimento. “Ele cria um sistema integrado de informações das áreas de ciências e tecnologia do Brasil”, afirma.


De acordo com o docente, o Currículo Lattes é uma espécie de condição para que você akdêmico da graduação se inscreva em quase todos os editais de incentivo à pesquisa que as universidades disponibilizam. “O ideal é que logo durante o primeiro período de graduação o aluno já faça e alimente periodicamente o Lattes”, explica o professor.

Akdêmico Joelson Barros cadastrando o Currículo Lattes

Aluno do 4º período de Direito (UFPI), Joelson Barros, realizou recentemente o cadastro na plataforma Lattes. "Não fiz mais cedo porque ainda não tinha visto necessidade em utiliza-lo, mas já tinha sido motivado por uma professora a fazer, ela me falou desde cedo a importância de ter um Currículo Lattes", comenta.



Akdêmica Lidy Sousa em apresentação de trabalho

Diferente dele a akdêmica Lidy Sousa, procurou fazer o cadastro no início do curso, pois já visava a aprovação no mestrado acadêmico. A estudante, durante a graduação em História (UESPI), se inscreveu em eventos acadêmicos com apresentação de trabalho e participou de projetos na universidade. “Fui trilhando o caminho que mais contribuíram para a minha aprovação na seleção de mestrado”, disse.


Graduando de engenharia Elétrica (UFPI), o akdêmico José Ilton afirma ter feito o currículo lattes no segundo período do curso. " Eu queria participar de um projeto de iniciação científica, então tinha que ter o currículo. As bolsas do CNPQ e Capes só podem ser dadas para quem possui o lattes”, pontuou José.

Akdêmico José Ilton

Artigos e/ou resumos expandidos publicados, cursos de extensão, monitorias, participação em eventos científicos, produção técnica e artística são boas informações para constar no currículo do aluno de graduação. É interessante colocar no lattes informações que tenham certa relação com a formação, perfil acadêmico ou com o tipo de área que quer se especializar. Tudo que se faz academicamente e que for importante para vida profissional, podem ser colocados no currículo, no entanto todas informações devem ser certificadas.




Comments


Postagens Recentes

Siga também

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Quem somos nozes?

O blog Akdêmicos é a junção de todas as inquietações -- e outras coisas -- do mundo universitário. De akdêmico para akdêmico, vamos tentar abordar as mais diversas situações que o universitário vive (sofre) diariamente.

SOCIALS 

Mande também sua sugestão:

© 2023 by FEEDs & GRIDs. Proudly created with Wix.com

bottom of page